domingo, 2 de outubro de 2011

com medo dos alunos?? não deixe de ler...

http://www.adur-rj.org.br/5com/pop-up/medo_alunos.htm

Com medo dos alunos
Provocado pela indisciplina na sala de aula, um distúrbio
psicológico se alastra entre os professores: a fobia escolar

"Muitos pais acreditam em tudo o que as crianças dizem e vêm procurar os orientadores para tirar satisfação. Isso é ruim porque, ao menor sinal de deslize, os alunos fazem o que querem. Por isso temos de ser duros. Sem respeito com os professores, é impossível qualquer aprendizagem e a escola perde o sentido."

 
"Os alunos me enlouqueciam, por isso resolvi deixar o ensino e me dedicar a um doutorado. Eu me sentia humilhado. Não havia nenhum respeito pelos professores. Durante o intervalo, meus colegas chegavam à sala de convivência tremendo de raiva. Alguns choravam. E o pior é que não recebíamos apoio nem dos pais, que protegem demais os filhos, nem dos coordenadores, que têm medo de perder alunos."


"Nas reuniões com os coordenadores eles exigiam que a gente tratasse os alunos como clientes, lembrando que freguês tem sempre razão. Um absurdo. Eu sei que a escola é uma empresa, mas tratar os alunos como clientes ou patrões é uma total inversão dos papéis. Uma vez um aluno me disse que não ia me obedecer porque quem pagava a escola era ele. Fiquei furiosa. Não sei o que será desses alunos, com valores morais deturpados. Eles acham que podem tudo."


O retrato da indisciplina 
Dante Donatelli, coordenador de escola e autor do livro Quem Me Educa? – A Família e a Escola Diante da (In)Disciplina, compilou dez atitudes comuns em colégios particulares de São Paulo e que demonstram o desrespeito dos alunos em relação aos professores: 
1. Tratar o professor como empregado;
2. Jogar objetos no professor em sala de aula;
3. Xingar o professor com palavrões;
4. Negar-se a sair da sala de aula quando expulso;
5. Exigir o direito de escolher a data de entrega dos trabalhos escolares;
6. Ignorar a presença do professor em classe;
7. Entrar e sair da aula à vontade, sem se importar com o professor;
8. Discutir os critérios das notas das provas dadas pelo professor;
9. Dar ordens ao professor;
10. Negar-se a fazer prova e entregar atestados médicos falsos como desculpa.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário